Preparações para Yom Kipur

Preparações para Yom Kipur, após os dez dias de Arrependimento em que  revemos momentos de nossas vidas, para corrigi-los e nos preparamos espiritualmente, emocionalmente e fisicamente para não mais cometê-los no novo  ano que se inicia.

Yom kipur, um jejum de 25 h para quem não tem restrições de fazê-lo  por motivos de saúde…

Preparações para Yom Kipur

Assim temos algumas ressalvas acerca de como preparamos nossa casa e nossa vida..

  • Há um costume difundido de vestir somente roupas brancas em Yom Kipur! Em uma alusão aos anjos, aos quais nos assemelhamos neste dia sagrado;
  • Nos mulheres, costumamos vestir roupas brancas, não  nos enfeitamos com joias refinadas de ouro ornamentos caros…Para expressarmos o temor do juízo realizado neste dia;
  • Também colocamos uma toalha branca sobre a mesa da sala de janta. Onde celebramos em família, mesmo que não haja refeições neste dia;
  • Devemos limpar toda a nossa casa e arrumação especial e bela para este  dia  de jejum! Expressamos nosso apreço e honra ao mesmo através do zelo, limpeza e cuidado santo;
  • As atividades proibidas de serem realizadas no Shabat são igualmente proibidas em Yom Kipur…Além das cinco proibições específicas deste dia.

Nossa teshuvá nos dez dias de Arrependimento e no Yom Kipur deverão ser íntimas e pessoais diante de nosso D’us. E voluntárias e conscientes em  kavaná,  a nossa  verdadeira intenção  de passarmos a limpo o ano que passou!

Através  da Teshuvá, retornamos as nossas  raízes,  mais íntimo de nosso  espírito, da nossa nefesh.

Ela é  feita através  de tefilot,  tefilá de nossas  prece ou orações.

Uma característica   acerca de prece:

  • A palavra correta para prece em hebraico é bacashá;
  • As conotações das duas palavras Tefilá e bacashá são contraditórias:
  • Bacashá é solicitação ou pedido e;
  • Tefilá quer dizer uma ligação.

Bacashá

Uma prece pedindo ao Todo Poderoso para que conceda nossas solicitações. Algo muito importante que necessitamos  verdadeiramente. Quando pedimos o que nao precisamos ou não desejamos algo,  então o pedido que estivermos fazendo se torna supérfluo.

Tefilá

Um ligação entre nós  e nosso D’us.

Temos uma ligação peculiar com nosso D’us através do sopro divino! E nosso D’us fez conosco a  aliança do Sinai e na outorga da Torah como nação e a através de Yeshua, enxertou  os povos de outras nações aos os  trem no D’us único! E assim como alma judia,   sabemos que há  momentos durante o dia em que a  ligação entre nosso D’us e a nossa alma enfraquece.

E a Tefilá restabelece a força deste elo tão importante a todos nós!

 A nossa nefesh, alma em ações e maus impulsos  revela que precisamos orar pelo menos 3 vezes por dia ao nosso D’us. Para não permitirmos que enfraqueçamos em nossa ligação com Ele.

E através de preces especiais e do coração…Apresentamos nossas verdadeiras necessidades e solicitações do cancelamento de maus  decretos gerados no ano que passou através de nossos atos ilícitos.

Em que fomos infelizes em nossas más  escolhas e saímos das linhas de nossa vida escritas por nosso D’us para que vivêssemos no ano que passou.

E desta forma precisamos de Seu perdão e caminhos pelo cancelamento dos decretos. E pedimos uma chance para corrigirmos o que de mal fizemos!

Abraço e que nosso D’us esteja sempre conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *