Observâncias nos dez dias de Arrependimento!

Observâncias nos dez dias de Arrependimento! Quando estivermos nos preparando para oramos a D’us nestes dias, temos um protocolo para estes momentos, que fora sendo incorporado e praticado que são orações de arrependimento, praticamos boas obras, caridade e damos tsedaká, ofertas! E assim expressamos o nosso clamor e confissões de arrependimento. Com inteireza de coração. Buscando genuinamente dentro de nós um ano novo retificado! Com mudanças autênticas!

Observâncias nos dez dias de Arrependimento!

Temos três observâncias para estes dias: fazemos intensas orações, praticamos coisas boas, e damos tsedaká, ofertas.

As orações

Há uma série de ajustes feitos no serviço de oração diário, shacharit, que  precisamos observar:

  • Durante os serviços da manhã, após a bênção de Yishtabach, é costume orarmos o Salmo 130.
  • Três vezes por dia, na Amidah (oração  que fazemos de pé,  voltados para Jerusalém,  onde o sol nasce) substituímos as frases Hae-l HaKadosh ( “o sagrado D’us”) por hamelech HaKadosh ( “o Rei Santo”);
  • Meleque ohevtzedakah umishpat ( “Rei quem ama justiça e justiça “) com hamelech hamishpat (” o Rei do juízo “).
  • Há uma série de outras inserções que foram instituídas pelos sábios medievais que podem ser encontradas no livro de orações;
  • Após o Amidah, e o subsequente Tachanun (orações suplicantes), adicionamos a oração completa de Avinu Malkeinu.
  • Como fizemos desde o início do mês de Elul (e faremos até o sétimo dia de SucotHoshana Rabá. Dizemos o Salmo 27 após as orações da manhã e da tarde (ou à tarde).

Os dois seguintes costumes não são observados…

  • Na oração do  Kadish,  alguns têm o costume de dizer, l’eila ul’eila(“acima e além”)! Em referência à grandeza de D’us, em vez do habitual l’eila(“além”). As  palavras extras são reservadas para a oração de Neilah em Yom Kipur)

Práticas gerais

Idealmente, durante este tempo, diminuímos o nosso envolvimento com assuntos mundanos (quase como o período de Chol Hamoed). E aumentamos o nosso estudo da Torá e doações de caridade.

Nestes dias antes de Yom Kippur, alguns têm o cuidado de liquidar todas as dívidas para que eles venham ao dia santo com esta página limpa.

Este é um momento para sermos extremamente cuidadosos com todas as observações da mitzvah .

Baruch HaShem!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *