O que é sucot?

 

O que é o  Sucot? Cinco dias depois de Yom Kipur, celebramos a festa de sucot, momento de nossa vida em que D’us nos ordena a morar em cabanas. Por que habitamos em tendas ou sucat durante sete dias? Qual o ensino de sucot para os dias de hoje? Habitamos em tendas para vivenciamos a providência e milagrosa proteção de nosso D’us quando estávamos no deserto, sentindo a chuva repentina, as vezes através de uma tenda com rupturas, rasgos. As noites vendo as estrelas e celebrando as festas de Adonai. 

Mas principalmente revivendo momentos que nunca na história da humanidade povo nenhum vislumbrou: D’us falando ao seu povo todos os dias.

A coluna de nuvem que protegia o povo do sol escaldante de 50 graus, e a coluna de fogo que aquecia do frio intenso das noites do deserto e a proteção da presença do fogo que afastava os predadores. O milagre do maná, que era colhido ao amanhecer, parecendo sementes de coentro e doce como mel. As vestes e sandálias  que não envelheciam. As mortes através do sono. Quarenta anos de milagres e um tempo em que D’us estava no meio do povo, D’us tabernaculando com seu povo.

Qual o ensino de sucot para os dias de hoje?

Para sentirmos a proteção de nosso D’us que cuidou de nosso povo nos 40 anos peregrinos no deserto escoltado por nosso D’us. Vivenciamos com alegria, por que fomos libertos da escravidão do Egito! Esta festa encontra-se em Levítico 23:42-43 “Sete dias habitareis em tendas; todos os naturais em Israel habitarão em tendas;
Para que saibam as vossas gerações que eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.”

O nosso D’us é Eterno, habitar em uma cabana de palha

  • Significa, que não importa onde vivemos, em que condições emocionais e financeiras estivermos;
  • Mesmo em meio aos intemperes de nossa vida, atribulados, com dores na alma, enfrentando enfermidades no corpo ou em um ente querido em aflição de espírito…
  • Ele sempre cuidará  de nós, provendo nosso sustento;
  • Suprindo cada uma de nossas necessidades;
  • Curando  nossas doenças e sarando nossas feridas;
  • Quando estamos com medo. Basta um choro e um pedido de socorro, Ele vem nos ajudar ao colocar-se a nossa frente, sendo nosso escudo protetor.
  • Como a coluna de fogo da noite a afugentar e afastar os predadores.

Nosso D’us é Único! 

Ele sempre se revelará e falará conosco na conexão da oração, da prece, numa declaração de salmos, num entoar de uma melodia de adoração, e principalmente quando estudamos, praticamos e guardamos as instruções divinas contidas na Torá, na Sua Palavra. Ele é o mesmo que cuidou de nós ontem, é o mesmo que cuida de nós hoje e é o mesmo Pai que cuidará de nós amanhã.

O que é  sucot?

Habitando em tendas por sete dias, trazemos a memória e aos nossos sentidos e vida todas as emoções de vivermos no deserto. Lembrando que nestes dias em Israel, podemos ter pancadas de chuva. E também marca os dias em que todos  se alegram pelos milagres da colheita e dirigimos preces ao Eterno pedindo chuva. 

Um sublime vislumbre de nossas vidas em que nosso D’us cuida de nós de um modo sobrenatural, até que possamos luta e travar novas  conquistas em nossa vida!

O deserto do mundo é assustador. Mas o deserto com nosso D'us é aprimoramento, é ver D'us em tudo. Foi o único momento na vida de nosso povo em que D'us andava no meio das tendas.  Espero que neste sucot tenhas uma experiência maravilhosa com Ele. Devemos sempre esperar Sua presença divina nestes dias tão especiais. 

Emuná, meus amados, emuná!

Os dias de sucot em 2017

Os primeiros dois dias – domingo, 4 de outubro até o anoitecer em 6 de outubro de 2017  do feriado, um dia em Israel é chamado de  Yom Tov .

  • Quando o trabalho é proibido;
  • As luzes de Yom Tov, velas são acesas à noite e;
  • As refeições festivas são precedidas por Kidush e incluem chalah mergulhado em mel.

 

Tela de Pieter Brugel- Wikepedia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *