Meditação judaica, conexão com D’us!

Meditação judaica ou Hitbodedut / Hisbodedus, um movimento pessoal de busca a um aprofundamento no relacionamento com nosso D’us, através do aquietar voluntário e consciente com o Eterno. Trazendo benefícios para todo o a alma e o corpo. Muitas das doenças poderiam ser evitadas com a simples ação preventiva da meditação.  Configurando uma plenitude íntima e de separação do estar ligado ao mundo físico, com uma constante corte e domínio, autocontrole de pensamento. Hitbodedut, dizemos ritbodedut, a meditação judaica também é conhecida como Hisbodedus, pronunciamos como risbodedus.

Para evitar assim que este momento nos leve a um devagar de coisas que nos prende ao cotidiano,  precisamos   nos ater inicialmente de atos respiratórios, para que haja o equilíbrio nesta conexão com nosso D’us.

Meditação judaica, Hitbodedut / Hisbodedus.

Literalmente auto-reclusão, momento a sós com HaShem, como nossos patriarcas, Abrão avinu, nos ensinou a meditar. Isacc…E saiu Isaque a meditar a tarde…não perder saúde e Yaccov!! Como devemos meditar? Há muito sobre meditação. E cada um que a busca encontra seu caminho, dentro de sua vida. Desde os primórdios encontramos referências acerca de uma disciplina de meditar. Um viver diferenciado, uma abertura na nosso dia a dia, para adentrar um lob de nosso tempo para viver um momento à parte da realidade. O Shabat é um momento de nossa semana em que nosso D’us nos convida a meditar. Ao entardecer, também, quando ainda no Éden, então é uma prática de nossos ancestrais que remota há centenas de anos…

Segundo Samuel Wieser

Hitbonenut / Hisbonenus, “momento de contemplação”,  descreve o método intelectual de meditação dirigido de forma conceitual.  

Meditação judaica, conexão com D’us!

Consiste em técnicas inicialmente únicas para nos separar da nossa realidade, nos desligando temporariamente de problemas. Onde escolhemos bloquear através da respiração, todo pensamento que queira nos tirar deste momento único. Reservado para estarmos com nós mesmo. E assim, depois de aquietar-nos e fazendo calar a nossa turbulenta alma, podemos  estar a sós com nosso D’us.

Há muitas…mas o modo de adentrarmos na meditação, é a mesma para todos. Acalmar nossa alma, fazer calar a voz de nosso ‘eu’, e pensamentos, adquirindo assim o status emocional equilibrado e assim podermos estar livres para um relacionamento com nosso D’us. E só vamos conseguir isso, inicialmente com exercícios de respiração. Nós acrescentamos ainda alguns movimentos que nos dão mais seriedade neste momento tão único e maravilhoso de nossa separação de um tempo para nosso Criador e Pai.

 

Meditação para ter boa saúde!

Muitas de nossos dissabores encontram-se em tudo que é produzido de substâncias agressivas em nosso dia. 

“Certa pessoa apresentou uma predisposição para um problema ocular que fora para a cirurgia, mas não resolveu o problema. Os exames preliminares consistia em medir a  pressão do olho, sempre normal. A oftalmologista precisou averiguar e fez um teste com a pessoa. Tirou a pressão do olho, e deu normal. Daí pediu para ela beber um simples copo de água e mediu de novo a pressão e pasme, a pressão segundos antes normal, subiu assustadoramente. ” Um simples beber água e um desiquilíbrio, estava causando tudo isso, e assim verificou a causa real do problema, uma má circulação na área do olho por obstrução de um ducto condutor de sangue e assim uma nova cirurgia corrigiu o problema de vez…

Nos últimos tempos tempos buscado não perder a saúde, e tomamos algumas decisões para que no futuro não sofresse as agruras da idade.. . e a meditação é o pilar que sustenta tuudo que empreendemos para manter a saúde, nosso maior tesouro.

Para não perder a saúde e perder peso tomamos um novo estilo de vida, dantes desconhecido por nós..

Mas já conhecido há centenas de anos…desde o nosso Pai Abrão, Isaque e Yacov, Yeshua, também, quando está escrito acerca de seus momentos de meditação, saindo à parte para estar com nosso D’us.

Baruch HaShem!

Foto: Kornel Goldstein

 

Benefícios da meditação para cérebro e emoções!

Abraços e Baruch HaShem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *