Jejum intermitente na janela 16/8

Jejum intermitente, um termo usado para determinar um padrão alimentar que limita um ciclo entre os períodos de jejum e comer. No qual nos abstemos de alimentos num espaço de tempo em horas  e após a abstinência de comida,  nos alimentamos  também por um período de tempo, mas com moderação. Com o propósito de vida saudável,  uma vez que afasta o fantasma da diabetes, Alzheimer, AVC, e infarto! Além da redução das taxas sanguíneas, como colesterol ruim (LDL), triglicerídeos e  glicose elevados. E para quem quer potencializar o perder peso.

Os métodos mais comuns de jejum intermitente

” Envolvem jejuns diariamente de jejum de 16 horas, ou jejum por 24 horas, duas vezes por semana.

  • O método 16/8: também chamado de o protocolo Leangains envolve ignorar o café da manhã e restringir seu período diário de comer a 8 horas, por exemplo, das 11 h às 19h. Então você “se abstem de alimentos  por 16 horas, incluindo o período de sono da noite…
  • Eat-Stop-Eat, come-pára-come: envolve jejum durante 24 horas, uma ou duas vezes por semana, por exemplo, se alimenta no jantar em  um dia e fica sem alimentos até o jantar no dia seguinte.
  • A dieta 5: 2: em dois dias não consecutivos da semana, apenas coma 500-600 calorias.Coma normalmente os outros 5 dias.” (Intermittent Fasting 101 – The Ultimate Beginner’s Guide – Healthline)

O método 12/12:  Podemos também usar o protocolo de jejum, de 12 em 12 horas, comemos no jantar as 19 h da noite e depois bebemos somente água e chás, dormimos, e ao amanhecer tomamos nosso café normalmente às 7 h.

O método 18/6- jejuamos 18 h e abrimos uma janela alimentar de 6 h. 

Jejum intermitente na janela 16/8

Começamos as 19 h do dia 26.11.2017, incrementando a nossa alimentação cetogênica, com o famosíssimo jejum intermitente,  para potencializar nossa perda de medidas.

Primeiro dia de jejum intermitente

Jantamos as 19 h, do dia 26.11.2017: Posta grossa de tilápia frita no óleo de coco, uma fatia de ricota fresca, meia xícara de repolho, meio tomate, meia xícara de pepino com casca; Depois disso bebemos somente água, dormimos e ao amanhecer toma-se suco d 1 limão com água (esqueci de tomar cedinho). No momento do café da manhã com a família, tomamos chá de hibisco e depois café puro sem açúcar. E assim  passamos o dia até as 11-12 h  tomando água, chá de hibisco com chá verde, para hidratar.

Almoço

Terminamos o jejum com 1 xícara de caldo de galinha…Depois de meia hora fizemos nossa refeição:

Refeição cetogênica- Cortes de peito de frango cozidos, salada de alface e espinafre,  duas rodelas de pepino com casca, 4 rodelas de berinjela cozida, lascas de coco fresco, 10 unidades de azeitona verde. Depois tomamos café sem açúcar com uma rodela fina de bata doce com casca e cozida.

Hoje nosso segundo dia de jejum intermitente 

A janela 16/8, comemos as 19 h do dia 27.11. Depois não comemos mais nada, dormimos, e no outro dia, ainda em jejum, tomamos um copo de água, com suco de 1 limão, essencial na alimentação cetogênica. Demos uma pausa de 30 minutos após a ingestão do limão…

Café da manhã

Tomamos apenas 1 xícara de  chá de hibisco e cafezinho. E até sentirmos fome, hoje ocorreu depois das    11:30 horas da manhã  (poderíamos ter nos alimentado as 11 h), e passados as 16 h de jejum; Até a próxima refeição tomamos bastante água e chá de hibisco com chá verde( pode também tomar café sem açúcar.

Almoço

Terminamos o jejum com um  colher punhado  de castanhas de caju ( poderia ser  outra amêndoa ou 1 colher de sopa de abacate). E mais uns minutos enquanto preparamos o nosso almoço, com alimentação cetogênica.

Hoje nossa refeição cetogênica foi, posta de peixe e cabeça de tilápia frita no óleo de coco, (mas poderia ser no azeite); Meia xícara de arroz de couve flor, refogada em uma lasca de cebola e um dente de alho, pitada de sal. Salada, um mix de 1 colher de sopa (cs) de repolho roxo, 1 cs de couve folha, 3 rodelas de tomate, refogados na manteiga;

Refeição que nos e satisfeitíssima; Costumo tomar meia xícara de café, depois do almoço, um hábito que adquiri quando tivemos problemas de hipotireoidismo. Para não dormir a tarde inteira, tomo este cafezinho. Tomo este café com uma rodela fina de batata doce, cozida com casca.

Nossa próxima refeição as 19 horas, e recomeçamos o jejum. Durante este jejum  passamos 16 h sem ingestão de alimentos. Apenas água, chás de hibisco, e ou com chá verde, água saborizada com pauzinhos de canela ou gengibre, café…

Como funciona o jejum?

“O corpo realmente existe   em dois estados – o estado alimentado (alto de insulina) e o estado de jejum (insulina baixa). O jejum é a estratégia mais eficiente e consistente para diminuir os níveis de insulina. A insulina causa retenção de sal e água no rim.

A insulina aumenta quando comemos, ajudando a armazenar o excesso de energia de duas formas distintas: 

Os açúcares podem ser ligados em cadeias longas, chamadas glicogênio e depois armazenadas no fígado. Há, no entanto, espaço de armazenamento limitado; e uma vez que é atingido, o fígado começa a transformar o excesso de glicose em gordura. Este processo é chamado ‘fazer gordura de novo’ ,(que significa literalmente Making Fat from New). Algumas dessas gorduras recém-criadas são armazenadas no fígado, mas a maioria é exportada para outros depósitos de gordura no corpo.”  (Intermittent fasting for beginners – Diet Doctor)

E assim durante o jejum o organismo é obrigado a queimar a gordura estocada…entrando em estado de cetose. Pois não há carboidrato para ser transformado em glicog~enio, fonte mais fácil de produzir energia…Daí ocorre a perda de peso…

Referências

Intermittent Fasting 101 – The Ultimate Beginner’s Guide – Healthline

Intermittent Fasting 101 – The Ultimate Beginner’s Guide – Healthline

The Beginner’s Guide to Intermittent Fasting – James Clear

5 Intermittent Fasting Methods: Which One Is Best for You? – Daily Burn

 Que D’us nos abençoe poderosamente sempre com muita saúde e prosperidade espiritual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *