Jantar cetogênico, cérebro livre de células mortas!

Jantar cetogênico, dez receitinhas fáceis de fazer! Um mimo para nosso cérebro que precisa desintoxicar de seus resíduos, células, neurônios que morreram e precisam ser descartados. E uma alimentação pobre em carboidratos induz a uma limpeza geral em nosso cérebro. Uma verdadeira faxina que evita obstrução das veias e artérias, AVC e infarto fulminante, além de controlar a diabetes. 

 

Hoje, tiramos nossas medidas…ontem, 30 dias, reduzimos 5-6 cm, e o que mais me surpreendeu, é que não sinto aquela fome descabida…Ainda não sei quanto perdemos de peso, há uns 15 dias já tinham ido embora 2, quilos…as células de gordura, apenas emagreceram, elas ainda estão dentro de mim, em números. Afinal as alimentei por uns 5 anos. E sei que para perder peso realmente levamos em torno de 2 anos, para conseguirmos matar as células  de gordura. 

Do número 48, de uma sai que não aguentava mais ver, por que vivia dentro dela e não queria comprar outras para não me acomodar. Passamos para 44 e depois para 42, no decurso de um mês, veja como estávamos inchada, com muita retenção de líquidos e toxinas que nos deixava estufada e pesando muito. Hoje passeei pelas ruas, que não me cabia de tanta alegria. Minha meta é poder usar meus vestidos tamanho 40. Se eu consegui, estando já há 5 anos em menopausa…Todos podemos conseguir. A verdade, é que estou muito feliz. 

A boa notícia é que desinchamos e  a retenção de líquidos e os gases presentes que nos levam a aumentar de volume com  mudança na alimentação, os tecidos e células do nosso organismo, desinflamam. Claro que sentimos a falta de algumas fibras proveniente de alguns alimentos, mas a boa notícia é que agora fornecemos outras fibras até mais ricas: linhaça e chia, cada refeição deverá estar presentes uma colher de chá destes grãos, além de 1 colher de chá de gergelim.

 

Jantar cetogênico, cérebro livre de células mortas!

A nossa alimentação cetogênica, é terapêutica, ou seja para ter uma saúde física melhor.

Alguns homens,  possuem aquele barrigão duro e as perninhas finas ( porque não engrossam também), podem se valer alongo prazo desta alimentação aliada a atividade física. Esta gordura é a pior que tem, pois deixa o fígado coberto de gordura. Além do que as artérias e eveias que levam o sangue ficam comprometida, entupindo-as, deixando os mesmos a mercê de um  AVC ou ataque cardíaco fulminante…

 Jantar para alimentação ou dieta cetogênica

O jantar da alimentação cetogênica, consta de uma proteína, advinda das carnes e ovos + vegetais de baixíssimo carboidratos, ou que demoram a serem metabolizados. Os que levam tempo para cair na corrente sanguínea, dando oportunidade do organismo usá-los para digerir as proteínas consumidas. Uma vez que levamos cerca de 3 horas para que isso ocorra.

Escolha a sua  salada para seu Jantar cetogênico:

Deverá optar sempre por acelga, alface, espinafre, repolho, rúcula, chicória, manjericão, hortelã, couve apenas 1 colher de sopa por vez. Além de refogados de couve flor e brócolis. Frutos: tomates, tomates cerejas. Frutas: abacate (1-2 colher de sopa). Em cada refeição é bom polvilhar sementes de chia, gergelim ou linhaça, 1 colher de chá, para evitar prisão de ventre. Nunca consuma estas sementes sozinhas amenos que as coloque de molho em água morna por uns 30 minutos. Uma porção de macarrão de abobrinha é uma pedida para colocar ao lado da proteína e da salada….

No prato de jantar cetogênico

Deve constar 1 xícara de salada de vegetais +   1 colher de chá cheia de sementes de chia ou linhaça trituradas ou inteiras ( para evitar prisão de ventre+  uma carne (100 a 150 g)  + 2-3 colheres de arroz de couve flor OU  macarrão de abobrinha OU 1-2 rodelas de macaxeira OU batata doce.

Coma devagar, para que saboreei sem a aflição de comer, comer…é prazeroso e diminui a ansiedade de comer muito.

Entre as refeições tome bastante água. E atividade física 3 vezes ao dia, para saúde saudável. 

A diferença entre refeição cetogênica e refeição low carb

Refeição cetogênica- a quantidade de carboidratos ficam restritas até 20 g diários; Os legumes ficam restritos a uma pequena quantidade de cenoura e abobrinha,  pepinos e folhosos. As frutas permitidas são coco fresco ( não pode água de coco, pois possue muito açúcar) e abacate.

Refeição low carb- a quantidade de carboidratos ficam restritas até 50 g diários ( aqui podemos  legumes específicos  que se desenvolvem debaixo da terra e que possuem baixo índice glicêmico. Pois  que demoram mais a metabolizar, os que podemos consumir neste caso, são as cenouras, batata doce, inhame, macaxeira, yacon; Inclue -se aqui também as folhosas e pepinos. As frutas permitidas são coco fresco ( não pode água de coco, pois possuem muito açúcar) e abacate.

Quando atingir a meta, pode acrescentar outros itens que falaremos mais tarde…

Sugestões de jantar cetogênico

1- Arroz de couve flor e peixe assado

Floretes de couve flor, retirando os talinhos ( guardar para colocar em omeletes). Cortar as flores, fatiando-as, para que soltes os pontinhos da couve ou pode bater no pulse no   liquidificador. Depois refogar no azeite ou manteiga acompanhado de peito e frango assado ou frito, salada de pepino e tomate ( 1 xícara de chá cheia). Lascas de coco fresco, para sobremesa (2 colheres de sopa).

 

2.  Macarrão de abobrinha com queijo ralado

Tirinhas de abobrinha refogada na manteiga com 1 colher de chá de linhaça, chia ou gergelim e cebola. Acompanha  peixe assado e salada com espinafre (meia xícara), cenoura ralada (meia xícara), pepino com casca (meia xícara), meio tomate cortado em tiras. 

 

 

Amo, por que ele não fica com aquele gosto de farinha de trigo que o espaguete tem. Além do que quando refogamos na manteiga, azeite, junto com o rodelas finas de cebolas fica macio e não grudento.

Lave a abobrinha bem lavada, faça cortes na horizontal da mesma, no sentido do comprimento e passe a faca para retirar as tirinhas. Se alguma ficar grossa é só colocar sobre um prato e você conseguirá tirinhas finas, ou use aquele descascador de batatas, muito melhor. Se tiver é só treinar…Corte tirinhas de cebola e alho macerado e refogue levemente. Salpicar com orégano ou manjericão, ervas de sua preferência.

3. Omelete com com queijo

Dois ovos frito na manteiga e refogado com meia cebola, meio tomate e cheiro verde, depois de pronto acrescentar uma fatia generosa de queijo. Acompanha meia xícara de pepino (cortado em meia lua com casca, bem fininho). E couve cortada em tirinhas finas, decore com salpicados de repolho roxo ralado.

 

4. Peixe cozido com quiabo e brócolis

Temperado com tomate, cheiro verde, cebola e alho, com quiabo e floretes de brócolis, se empolgue com o caldo temperado do peixe. Acompanha queijo assado, cebola dourada na manteiga.

 

5. Peixe picante

Neste, devemos substituir a batata inglesa, por batata doce ou macaxeira. Este prato consta de cenoura ou abóbora e batata doce ou inhame. caso queira engrossar;

 

Peixe Picante para o Jantar de Shabat!

 

6. Caldo de ouro

Caldo de Ouro sem glúten!

 

7. Sopa de brócolis e creme de caju

Esta sopa na dieta cetogênica, não poderá ser servida dentro de pães italianos, como da foto. Servir na medida de um prato fundo.

Sopa de Brócolis com creme de caju!

 

8. Sopa de cebola a moda judaica

Servir apenas a sopa de cebola, sem acompanhamento de pães.

Sopa de cebola israelense

 

9. Carne assada com brócolis e couve flor

Refogado de brócolis e floretes de couve flor, uma rodela de cebola e alho, com orégano salpicado depois ( uma xícara apenas). Acompanha carne assada ou frita no azeite ( equivalente a palma de sua mão, cerca de 100 g). Salada com 2 folhas de alface, meio tomate e 8 rodelas finas de pepino, regado com vinagrete. 1 colher de sopa de abacate. ( para não escurecer o abacate, deixe -o com o caroço dentro dele) 

10. Caldo de carne

Picar 200 g de carne, bem fininha, para parecer carne moída, refogar em azeite com cebola e alho para selar a carne, depois acrescente floretes esmigalhados de couve flor, tomates picadinhos e deixe cozer bem. Finalizar com cheiro verde ou orégano salpicando por cima.

Abraço, curta e compartilhe estas receitinhas do nosso Jantar cetogênico!

D’us te abençoe sempre!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *