Hoshana Raba, Último dia de Sucot!

Hoshana Raba, nosso adeus a  Sucah, sempre deixa saudades quando nos despedimos de sucot e a grande expectativa de nossas vidas quando consta como sendo  o dia final do Julgamento Divino, quando o destino do ano novo é determinado, que teve o seu inicio 20 dias antes. Nos dias de sucot,  nossos sábios dizem que nos encontramos a presença divina em nosso meio, quando a nuvem de glória esteve presente nos 40 anos no deserto. Senti a presença e internalizar a presença divina como uma nuvem de fogo e a nuvem sombreando nossos dias quentes…

A midrash diz que D’us falou ao nosso Avinu Avraham, pai Abraão:

“Se a expiação não for concedida a seus filhos em Rosh Hashaná, Eu a darei em Yom Kipur. Se eles não a conseguirem em Yom Kipur, esta lhes será dada em Hoshana Rabá”.

Tratado Rosh Hashaná 4:8

O profeta Isaías, falando em nome de D’us, declara: “Eles me procuram dia (após) dia”.

O Talmud de Jerusalém,  explica que esses dois dias são Rosh Hashaná – o dia em que o julgamento Celestial se inicia – e Hoshana Rabá – o dia em que termina.

Este dia de despedidas,  último dia de Sucot  é marcados por orações, bênçãos e a expectativa, guardada no coração de grande esperança  que: …” no ano que vem em Jerusalém” um conforto e um consolo para preparação para a vinda de nosso Yeshua.

E são recitadas para que no próximo ano estarmos em Jerusalém, por que acreditamos que nosso Mashiach, virá….

 

Hoshana Raba, Último dia de Sucot!

A despedida destes dias de festas, o adeus a sucá…

E neste dia de adeus a sucá, e a festividade da festa de sucot, temos algumas bênçãos que fazemos um tanto incomum e algumas explicações são dadas:

  O Talmud ensina que, quando o Messias chegar, os justos virão a Jerusalém e o Leviatã (uma criatura marinha gigante criada no quinto dia) será morto. Sua pele será usada para fazer as paredes de uma sucaá gigante, e os justos comerão sobre a carne do Leviatã embaixo naquela sucá.

E assim, a essência desta oração de despedida é a esperança de que o Messias, nosso Mashiach venha no póximo ano..

Hoshana Rabá – a “Grande Salvação”

O sétimo e último dia da festividade de Sucot é Hoshana Rabá – a “Grande Salvação”. É o dia final do Julgamento Divino, quando é determinado o destino do ano iniciado 20 dias antes. Hoshana Rabá – 210 dia do mês judaico de Tishrei – é o dia em que D’us finaliza o veredicto assinado em Rosh Hashaná e selado em Yom Kipur.

 

Hebrew
Y’hi ratzon mil’fanekha Adonai Eloheinu vei’lohei avoteinu
Que seja Sua vontade, Senhor, nosso Deus e Deus de nossos antepassados
Hebrew
k’sheim shekiyam’ti v’yashav’ti basukah zu
Isso, assim como eu me levantei e habituei neste sukkah
Hebrew
kein ez’keh l’shanah haba’ah leisheiv b’sukat oro shel Liv’yatan.
Então, eu posso merecer no próximo ano para habitar o sukkah da pele do Leviatã.
Hebrew
l’shanah haba’ah birushalayim
No ano que vem em Jerusalém!

O cumprimento final de Hoshana Raba, Último dia de Sucot

l’shanah haba’ah birushalayim!
No ano que vem em Jerusalém! Expressa nosso desejo e esperança que nosso Mashiach volte neste novo ano que adentra e assim todos iremos a Ierushalaim…em que ansiamos por dizer a Ele,  Baruch Haba B’Shem Yeshua!

 

Hoshana Raba

Lemos Hoshana Rabbah, roxaná raba, ou Roshaná raba. Este dia é o fim do período Sucot, também conhecido como a Festa dos Tabernáculos. O festival Sukkot é observado durante a semana a partir do dia 15 de Tishri (ou Tishrei), que é o primeiro mês do ano no calendário judaico.

Ano 2017

Hoshaná Rabá 2017. A partir do início da noite: terça-feira, 10 de outubro; em que costuma-se passa a noite em ticun, estudando e lendo em voz alta o livro de Deuteronômio.

Até o início da noite: quarta-feira, 11 de outubro.

 

Baruch Haba B’Shem Yeshua!

Pin pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *