Halachá de Chanucá, os costumes e tradições!

Halachá de chanucá! Quando, como e onde começar as festividades de Chanucá. Assim bem como o papel da mulher na festividade! Quem deve acender as luzes de Chanucá? E a presença de uma judia corajosa e destemida, mulher de oração, que em um resumo da sua história, embebedou e matou à espada o general grego, Holofernes.

Ela trabalhou uma encenação de amizade e futuro romance com ele. E assim ganhou sua confiança, preparando queijos de cabra bastante salgados, ele comeu e teve  muita sede ao ponto de beber muito vinho, oferecida por Yehudit (Judith, Judite), filha de Rabi Yochanan, o Cohen Gadol (Sumo Sacerdote do Templo).

 

Halachá de Chanucá,

Quando começamos?

Com o acendimento da luz de chanucá aos 20 minutos após o anoitecer e poderá ser feito até as 21 h. Ao anoitecer depois que surgir as três primeiras estrelas na noite. É dada a honra primeiramente ao   pai da família acender as luzes. E caso ele se atrase para o acendimento deve-se esperar que ele chegue, pelo menos até as 21 h. E devem permanecer acesas pelo menos 30 minutos…

Onde começamos, o local de acendimento da chanukia?

Ela  deve ser colocada na  janela  seja em apartamento, ou casa, onde todos que passam pela rua, assim bem como seus moradores possam vê-la(s), uma vez que podemos acender mais de uma chanukia. Entretanto há quem as coloque no hall de entrada, na escada.

E em nosso país no qual estes costumes são desconhecidos,  como devemos proceder?

Devemos ter bom senso neste quesito. Pois nosso país, o acendimento de velas sozinha ou formando círculos ou amontoados uma perto das outras, está  intimamente ligado a costumes e religiões pagãs.

Procedemos assim…Devemos colocar chanukia na janela, o candelabro propriamente dito, ou caso tenhamos uma chanukia artesanal, dê preferência a taças, com a abertura para baixo e a vela neutra em cima; Ou dentro de recipientes com água colorida e vela dentro. Pode optar por velas neutras (a vivace por exemplo),  que duram 7 dias é só cortá-la com cuidado e terá várias outras luzes. Para colocar boiando na água colorida, dentro do recipiente de vidro. Fica um charme…

Se sua chanukia for em taças ou recipientes de vidro…Deverá  colocar os mesmos na janela desde  que estejam sejam   uma da outra também na janela, de um modo simétrico e bem harmonioso. De modos que possa estar visível a todos. Não colocar uma próxima a outra, para não parecer ‘outra coisa’. Devemos zelar pela beleza e significado da festa, a desassimilação de hábitos como o natal por exemplo.

O acendimento das luzes…Logo após o Tzet Hacochavim, a saída das Estrelas” – cerca de vinte minutos após o pôr do sol.

O que é halachá?

Literalmente significa ‘caminho’… que devemos seguir para percorrermos ou realizarmos algo dentro do conjunto de leis e costumes que regem o   povo de Israel.
halachá= caminho.

Halachá de chanucá para as mulheres

Devemos evitar atividades no período em que as velas estão acesas e/ou  nos primeiros 30 minutos do acendimento das luzes. E também enquanto as luzes estiverem acesas. As luzes são para serem contempladas admiradas, vistas, e não para que ilumine o local para que se possa fazer algo..

Devemos compreender que existe um movimento espiritual e de santidade, quando as luzes são acesas ou estão acesas. É o momento em que os milagres estão sendo pedidos e eles estão sendo proclamados. Momento de expectativa e memorial de que…um milagre aconteceu lá! …Neste momento e assim esperamos os nossos…E trazer a memória Judith, a destemida mulher de nosso povo que bravamente fez parte do grande projeto de nosso D’us para retomarmos o Templo.

 

Atividades permitidas de acordo com a halachá de chanucá, são  as que estão ligadas a festa, como cozinhar, aquecer  algum prato, preparar algo para a festa.

É proibido: costurar tecido, roupas, passar o ferro em algo que estiver amassado ou alguém for vestir, arrumar a casa…lavar algo.

Baruch Hashem! http://jewlicious.com

Foto: הקרן למורשת הכותל 

 maxpixel.freegreatpicture.com

Referências

Ensinando de Sião

APP Halachá do Dia

Kolel Rio

Chabat.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *