Frango ao vinho com figos e datas assadas!

Frango ao vinho com figos e datas assadas! Esta iguaria envolve frutas e vinho. As datas podem ser substituídas por ameixas, são muito parecidas…Costuma-se colocar o frango imerso no vinho por um tempo…Orégano, manjericão ou alecrim…Serve bem em todos os momentos e festividades do Eterno.

Embora não haja pratos específicos que tradicionalmente tenham sido preparados para Tu B’Shevat, é costume de servirmos pratos que contêm frutas e nozes em sua preparação. Há também o costume de consumir o Sheva  “sete espécies”, os cinco frutos e dois grãos encontrados na terra de Israel.  Algumas pessoas também comem frutas, como maçãs,  nozes, pistaches e alfarrobeiras, que são mencionadas na Bíblia ou passaram a ser associadas a Israel. (jwa.org)

De acordo com Gil Marks na Enciclopédia da Alimentação Judaica, as sete espécies são alimentadas na ordem em que são mencionadas em Deuteronômio, a saber, trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e datas ou por sua importância em Israel antigo, trigo, cevada, azeitonas ou azeite, data, uvas ou vinho, figos e romãs.

Frango com figos e datas assadas

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto;
  • 1 colher de chá de amido de milho;
  • ¼ xícara de mel;
  • 1 frango, cortado em 1/8 ( cortar em 8 pedaços);
  • 1 colher de chá de sal kosher;
  • ¾ colher de chá de pimenta preta;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 3 cebolas grandes cortadas em meia lua;
  • 6 dentes de alho picados;
  • 2 colheres de chá de orégano fresco picado ou 2 colheres de chá de orégano seco;
  • 10 figos, hastes cortadas, cortadas pela metade;
  • 1 xícara de datas;

Modo de preparo do frango ao vinho

Colocar o vinho cortado em pedaços  em uma travessa passe limão, e depois alho ralado, salpique um pouco de vinho tinto;

Em uma tigela pequena, bata ¼ xícara de água, vinagre e amido de milho. Bata em mel e reserve. Polvilhe o frango em ambos os lados com ¾ colher de chá de sal e ½ colher de chá de pimenta.

Em uma grande frigideira, aqueça o óleo a fogo médio. Dourar o frango, lado da pele para baixo por cerca de 6 minutos. Retornar e marrom no outro lado por mais 3 minutos. Transfira o frango para a placa e reserve.

 

Descarte todas, exceto 2 colheres de sopa de gordura da panela e volte a um calor moderado. Adicione cebolas e cozinhe até ficar macio e translúcido, cerca de 5 minutos. Adicione o alho e cozinhe mais um minuto. Adicione a mistura de amido de milho, orégano e restante ¼ colher de chá de sal e pimenta. Cozinhe até a mistura borbulhar, cerca de 2 minutos e for ligeiramente engrossada;

Pré-aqueça o forno na temperatura máxima.

Vire o frango de modos que a parte da pele fique para cima e adicione figos e datas.Assar no forno por 15 minutos, até que os figos sejam macios e o frango é cozido.

Sirva frango com molho, figos e uma pitada de orégano fresco ou salsa.

Rendimento:  4 porções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *