Alimentação cetogênica para perder peso rápido!

Alimentação cetogênica, consta da redução drástica de carboidratos, induzindo o organismo a entrar no estado de cetose, onde o corpo passa a utilizar como fonte primária de energia a gordura, e não a glicose, e  transformando gordura em cetonas no fígado. Essas cetonas podem ser utilizadas como fonte de energia  pelo cérebro, segundo a pubmed.gov ( US National Library of MedicineNational Institutes of Health).

Porque precisei mudar para alimentação cetogênica com tanta urgência?

Por que estamos em crise de esporão de galo e possível hérnia de disco…

De modos que quando eu  reduzir fortemente os níveis de glicose e insulina no sangue (ou seja, reduz a resistência insulínica). Isso, junto com o aumento da circulação de cetonas, me trouxe inúmeros benefícios para a saúde, redução da glicose no sangue, queda no colesterol ruim  e triglicerídeos espantosamente….

Como não estamos comendo açúcares e farinhas e derivados, então o corpo não tem glicose e não pode a utilizar como fonte de energia para o corpo funcionar. Então o cérebro passa o comando de usar a energia dos estoques de gorduras acumuladas no corpo. Ocorrendo a perda de peso e diminuição de medidas e redução de sobrepeso.

Resultados de pesquisas positivas para nós mulheres 

Segundo “As dietas alternativas de perda de peso não testadas, como dietas de carboidratos muito baixas, têm uma eficácia não fundamentada e o potencial de afetar negativamente os fatores de risco cardiovascular. Portanto, nós criamos um estudo randomizado e controlado para determinar os efeitos de uma dieta muito baixa em carboidratos sobre a composição corporal e fatores de risco cardiovasculares. Os indivíduos foram randomizados para 6 meses de uma dieta ad libitum muito baixa em carboidratos ou uma dieta restrita a calorias com 30% das calorias como gordura. As medidas antropométricas e metabólicas foram avaliadas na linha de base, 3 meses e 6 meses. Cinquenta e três voluntárias saudáveis ​​e obesas femininas (índice de massa corporal médio, 33,6 +/- 0,3 kg / m (2)) foram randomizadas; 42 (79%) completaram o julgamento.

As mulheres em ambas as dietas reduziram o consumo de calorias por quantidades comparáveis ​​aos 3 e 6 meses. O grupo de dieta de carboidratos muito baixo perdeu mais peso (8,5 +/- 1,0 versus 3,9 + / 1,0 kg, P <0,001) e mais gordura corporal (4,8 +/- 0,67 vs. 2,0 +/- 0,75 kg; P <0,01 ) do que o grupo de dieta com baixo teor de gordura. Os níveis médios de pressão sanguínea, lipídios, glicemia de jejum e insulina estavam dentro de intervalos normais em ambos os grupos na linha de base.

Embora todos esses parâmetros tenham melhorado ao longo do estudo, não houve diferenças observadas entre os dois grupos de dieta aos 3 ou 6 meses. O beta-hidroxibutirato aumentou significativamente no grupo de carboidratos muito baixo aos 3 meses (P = 0,001). Com base nesses dados, uma dieta muito baixa em carboidratos é mais eficaz do que uma dieta com baixo teor de gordura para perda de peso a curto prazo e, ao longo de 6 meses, não está associada a efeitos deletérios sobre fatores de risco cardiovascular importantes em mulheres saudáveis.”

Desta forma por dez dias colocamos o metabolismo do nosso corpo   em estado de cetose e queimando gordura em “piloto automático” . Bom né?

O resultado, perdemos 1 quilo em menos de dez dias…

 

Alimentação cetogênica

O que comemos nestes dez dias?

Café da manhã: 2 ovos (cozidos, fritos na manteiga, azeite ou óleo de coco). Proibido consumir margarina. Meio tomate, uma fatia de repolho picadinho e duas folhas de alface, em que usamos envolvendo os ovos. Alternamos com bife acebolado, do tamanho da palma da mão, a carne pode ser cozida, assada ou frita no azeite. Ou uma porção generosa de queijo. A nata do leite também é uma maravilha, não tem carboidrato, apenas proteína e gordura boa.  Não se frita carne com manteiga (Leis alimentares), por causa da lactose encontrada nos derivados de leite. Poderá em vez de usar repolho, tomate e alface. Para variar…2 colheres de sopa de abacate, com tomate picadinhos e cheiro verde. Ou brócolis cozidos, tomates e folhas de cenoura picadinhas. Café fraco sem açúcar.

Nossa dica para acostumar tomar café sem açúcar:

Ele não deve ser muito forte…E antes de tomar o primeiro gole, deverá salpicar nos ovos, orégano ou manjericão, com um pouco de azeite e então coma uma metade, e saboreie o mesmo, e assim tome seu café, degustando ovos temperados, cada vez que beber, buscar colocar algo para saborear, assim não sentirá falta do açúcar.

Almoço e jantar: Carne ( peixe com escamas e barbatanas; frango; carne de ruminantes  e que tenham casco fendido, como boi, vaca, cordeiro, carneiro ( cozida, frita ou assada). Cerca de 100 g para cada porção. Acompanhando salada de alface, tomate e pepino. Ou repolho, tomate e pepino. Uma a duas rodelas de mandioca cozida ou frita no azeite ou batata doce ou uma xícara de cenoura cozida. Regue com 1 colher de sobremesa de azeite extra virgem ou óleo de coco. Pode acrescentar iscas de coco seco ás refeições.  Quando for consumir carne, não retire a gordura. Evitar frango em demasia, devido aos hormônios…

Na alimentação cetogênica e low carb, você não sente fome entre as refeições, e só comemos quando estamos com fome realmente.

Entre as refeições

E assim, no começo pode sentir fome naqueles horários que costuma comer por hábito apenas. Então pode comer um punhado de castanhas ou amêndoas.

Ceia

Ao dormir é aconselhável consumir uma a duas colheres de sopa de abacate, rica substâncias benéficas para o cérebro.

Não esqueça: Atividade física 2 horas de ergométrica por dia, para acelerar o processo, mas se não aguentar, pode ser apenas 1 hora.

Para nós aliviar o sobrepeso imediato de 1-2 quilos, para quem está com extrema dor, ou correndo um risco de infarto ou  diabetes…a mudança na alimentação é apenas um detalhe….

Depois dos dez dias de alimentação cetogênica, continuamos com a alimentação low carb. Passamos a acrescentar mais um pouco de carboidrato, desde que fossem dos que demoram mais a serem digeridos.

APP Fatsecret

Para fazer este controle, use o celular, o app fatsecret. É gratuito e ajuda demais, principalmente por que nos diz o que cada aliemento consumido possui de carboidrato líquido que é o total de carboidrato menos as fibras.

Por que aderimos alimentação Low Carb?

Esporão de Galo e Hérnia de disco!

2 thoughts on “Alimentação cetogênica para perder peso rápido!

  1. GOSTEI DE VER A DIETA CETOGÊNICA. COMO POSSO SEGUIR ESSA DIETA REGULARMENTE, OU POR 3 MESES. TENHO COLESTEROL E TRIGLICERÍDIOS ALTOS, E ESTOU ENGORDANDO. PRECISO PERDER GORDURA SEM PREJUDICAR A SAÚDE.

    • Amada Sandra! Estamos nesta mesma situação que você. Pode sim, mas aconselhamos que comece com 10 dias. E depois prossiga na alimentação low carb. Pode aderir ao jejum intermitente, onde você come até 20 h e só vai comer novamente na hora do almoço. Pode ser feito uma vez por mês. Se desejar me acompanhar, vou ficar postando o que já conseguimos…Perdi 2 quilos em um mês e 5 cm de medida de barriga. Mas deve levar em conta que estou na casa dos 57 anos e menopausa. Tivemos problemas de tireoide…Então pode ser que v. tenha mais eficiência que eu. Além do que estou neste processo, por que alimentação com baixo carboidrato evita e retarda Alzheimer.. Minha mãe morreu há dois anos com este mal. Beijo, estaremos postando o que estivermos vivenciando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *